top of page
Buscar
  • Foto do escritoramaralsandybastos

O QUE É COACHING SISTÊMICO

Atualizado: 20 de mar.


Coaching é uma parceria de entre o Coach profissional e o Cliente. 


O Coach auxilia seu cliente a definir e alcançar metas e objetivos, de vida pessoal e/ou porfissional. O Coach vai trabalhar dentro de uma abordagem sistêmica, pensando o cliente em todos os seus ambientes pessoal, familiar e, de negócios. Precisa trabalhar as partes, e trabalhar o todo.

A pessoa precisa se fortalecer como indivíduo, com suas particularidades e, ao mesmo tempo como parte integrante do sistema familiar e do sistema empresarial. E, em todas as áreas e em todos os aspectos: físico, mental, emocional e espiritual. É a integração do todo, para que possa ter muito claro o que quer, seus valores, seus objetivos de vida e como alcançá-los. Isso é necessário para ter Qualidade de Vida.


Em geral os obstáculos não são técnicos, de expertises, mas emocionais, bloqueios e falta de clareza em muitos sentidos e em várias áreas.

Em uma empresa, os desafios não são técnicos, os desafios reais são os comportamentos e, as conexões entre as pessoas.


Pessoas com baixo, médio ou alto desempenho? Todos querem alcançar desempenhos acima da média, mas somente aqueles que se trabalharem vão conseguir.


O grande objetivo do processo de Coaching é ajudar a pessoa a desenvolver e aprimorar seu desempenho, para alto desempenho. Do início ao final do processo, deve haver desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.



É valioso e conveniente definir o que é coaching descrevendo justamente O QUE NÃO É coaching.


Há diferentes abordagens de aprendizado e terapias que frequentemente são confundidas com coaching.


i.              Coaching não é Mentoria

A mentoria geralmente significa que o profissional senior tem conhecimento e experiência em um segmento em particular, ex: indústria, manufatura, processos, marketing, vendas etc, e dá conselhos, orienta, acompanha, e atua como um modelo para o mentorado.

Embora existam muitos casos em que a mentoria possa ser uma iniciativa poderosa de aprendizado, é diferente do coaching, pois o Coach é um profissional especializado em ajudar as pessoas definir e alcançar seu potencial através de várias disciplinas.  Uma das principais diferenças é a natureza profissional do relacionamento. Na mentoria existe o Mentor e o Mentorado. O Mentor é o “modelo” que o mentorado vai seguir.

Muitas organizações tem os dois programas, mentoria e coaching, para alcançar diferentes resultados e experiências.

 

ii.            Coaching não é Aconselhamento

Aconselhamento é o processo no qual um profissional oferece orientação, suporte e sugestões para ajudar indivíduos a lidarem com desafios, tomarem decisões baseadas em informações e promoverem o desenvolvimento pessoal e emocional. 

 

iii.           Coaching não é Terapia

Terapia é um processo de tratamento que visa promover a saúde mental, emocional ou psicológica de um indivíduo.

Existem várias formas de terapia, cada uma com abordagens e técnicas específicas. Os objetivos da terapia incluem melhorar o bem-estar emocional, desenvolver habilidades de enfrentamento, promover a autocompreensão, lidar com traumas passados, melhorar relacionamentos e facilitar mudanças positivas na vida do indivíduo; assim como é valiosa para o crescimento pessoal do cliente.


iv.           Coaching não é Treinamento

Treinamento refere-se a um processo educacional com objetivo de desenvolver habilidades específicas, conhecimentos ou competências em indivíduos. Idealizado para melhorar o desempenho em uma área específica, seja no contexto profissional, esportivo, acadêmico ou em qualquer outro campo. O treinamento envolve instrução teórica, prática, simulações e avaliações para garantir a aquisição e aplicação eficaz das habilidades desejadas.

Principais características do treinamento podem ser:  objetivos e metas claras e específicas; metodologia estruturada; participação ativa; feedback e avaliação; aplicação prática.

Por exemplo: treinamento profissional para desenvolvimento de habilidades específicas no local de trabalho, treinamento esportivo para melhorar o desempenho atlético, ou treinamento acadêmico para aprimorar habilidades específicas em uma disciplina educacional.


v.            Coaching não é Consultoria

Um consultor é um profissional especialista que fornece soluções e estratégias para os problemas e negócios da empresa, ou desenvolve um empreendimento, um negócio como um todo.  Um consultor lida com a organização em geral ou com partes específicas, e não individual.

Principais características de um consultor: especialista em uma ou mais áreas específicas; têm expertise em análise de problemas; oferece recomendações e estratégias; é colaborativo; é independente.

O consultor traz expertise externa para resolver problemas específicos e impulsionar o sucesso de seus clientes




COACHES EXPERIENTES são realmente muito bons ao fazerem perguntas, perguntas poderosas. Grandes coaches fazem disso uma arte.

Fazer perguntas poderosas é uma arte e uma ferramenta valiosíssima no processo de coaching.

Isso não significa que o coach não possa dar um conselho, ou orientação. Naturalmente, em dado e oportuno momento é muito proveitoso um conselho ou orientação.

Entretanto, a abordagem principal, geral do coaching é ouvir, fazer perguntas poderosas, apropriadas, inteligentes para ajudar o cliente a descobrir seu principal objetivo, suas objeções, alinhar suas perspectivas ao aprofundar seus questionamentos para encontrar a solução ou caminho que procura.

No processo de Coaching, o cliente vai (re)descobrir seus talentos inatos, seu poder interior, seu poder de realização, sua criatividade.



O processo de Coaching deve ser dinâmico e deve empoderar o cliente a ser mais efetivo e melhorar seu desempenho. O processo de Coaching vai trazer o cliente para atingir alta performance, destaque, acima da média.



O processo de Coaching tem o foco orientado para o futuro, concentra-se em metas específicas, desenvolvimento de habilidades e desafios profissionais.  Utiliza abordagem direta, desafiadora e voltada para a ação.

Pode ser utilizado por indivíduos em variados contextos, profissionais buscando aprimorar habilidades técnicas; desenvolvimento pessoal; transição de carreira; melhorar sua liderança.



Coaching é parceria, entre o Coach e seu cliente. O Coach vai ajudar e apoiar seu cliente a definir e alcançar seus objetivos, a desenvolver e melhorar seu desempenho.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page